Cinema: Musicais

O musical é um estilo de filme onde a história é contada com o acréscimo de músicas ou completamente cantado e/ou coreografados. Musical não se enquadra em gênero por ser abrangente, podendo ser de terror, romance, ação, cult ou qualquer outro.

Não pode-se negar que o pai do cinema é o teatro e os musicais bebem da mesma fonte. Por completar as cenas dando características e emoções a elas, os musicais se perpetuaram desde a Grécia Antiga nos palcos atingindo o cinema desde seu princípio.

Lá pelo fim do século dezesseis, em Florença, nascia a ópera que nada mais é que canto e atuação (isso nos palcos) que foi evoluindo com uso de outros elementos trazidos por alemães e ingleses no século dezenove. Com a revolução industrial outros elementos foram acrescidos em diferentes partes da Europa, como elementos característicos do burlesque.

Vale ressaltar que os musicais são irreais, nenhum diretor de musical defende o contrário! Alguns odeiam, alguns amam. Mas o que o musical tem de tão especial? Acredito que a construção de melodias tão significativas e as letras tão profundas cantam tudo aquilo que muitas vezes sentimos chegando muito mais forte a nós que somente a interpretação em cima de textos. Vou lhes dar um exemplo:

Nunca tive oportunidade de assistir uma ópera, mas quando pude ir ao cinema para prestigiar Os Miseráveis me senti muito mais envolvida com a história do que quando li aos livros. Cada verso cantado com a devida tonalidade e dinâmica que um musical pede me desmanchou. Fiquei ao chão!
Vencedor de três Oscar, quatro BAFTA, três Globo de Ouro entre outros prêmios não pode ser ruim, né?!

A Disney é uma grande pioneira em musicais desde seu início. E o mais interessante é que todas as músicas são marcantes das gerações como Hatuna Matata, Let it go, Amigo estou aqui, entre outras. É como se parte de nós quisesse ter essa irrealidade pelo menos por um momento em nossas vidas.

Enfim, como disse antes, nem todos gostam de musicais. Ou você ama ou odeia. Mas ninguém pode negar que um bom musical pode ser muito mais que bem vindo a qualquer hora do dia.

Qual musical você mais gosta?

Anúncios

Escrito por

Estudante de Jornalismo e brasiliense. Apaixonada por cinema, literatura, música, culinária e beleza. Com família paraense, das raízes indígenas, se criou em Brasília onde pode descobrir mais sobre o mundo e se apaixonou pela profissão que escolheu. Criou o Diário em 2014, quando decidiu manter vivas as poesias que mantinha em cadernos por anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s