Dicas de Viagem – Interior

Quem me acompanha em redes sociais deve ter percebido que, esse ano, fui com frequência à Orlândia/SP. Sempre escutei a mesma pergunta: Águida, a cidade é bonita? e sempre respondo positivamente, mas nem todos acreditam rs. Por isso eu decidir trazer uma dica de viagem para quem gosta de interior e com um pouco de história para te fazer mergulhar mais em cada detalhe dessa cidade super linda.

fundador

2566812242_6c230df092Fundada pelo Coronel Francisco Orlando Diniz Junqueira, nascido na fazenda Invernada, pertencente ao município de Cana Verde de Batatais, hoje Orlândia. Casou-se com Dona Genoveva Angélia Teixeira Junqueira, com quem teve seis filhos, cujos descendentes vivem até hoje na região. Era abolicionista e nunca admitiu escravos em suas terras.

Pertenceu ao partido Republicano, foi presidente do diretório do Partido em Orlândia, que apoiava Rui Barbosa. Aderiu a revolução de 1932, tendo sido preso e levado a São Paulo. Na volta, pelo trem, ao ver uma multidão aglomerada na estação, achou que havia algum político importante a bordo, mas estavam apenas a sua espera por verem-no como herói.

Faleceu em 9 de julho de 1940, com 82 anos, na fazenda Monte Belo.

cidade

orlandia11[1]
Foto: Marcela Oliveira

Localiza-se a nordeste do estado de São Paulo.

População estimada em 2017 de 43.306 pessoas.
Densidade demográfica (2010) de 136,34 hab/km²
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos (2010) de 98,3%
PIB percapta (2014) de R$ 36.271,6
IDHM (2010) de 0,78
Área territorial (2016) de 291,765 km²
Esgotamento sanitário adequado (2010) de 98,8%
Urbanização de vias públicas (2010) de 65,3%

Dados: IBGE

A economia se destaca por sua base no agronegócio e indústria que geram empregos para os cidadãos. O comércio também se desenvolveu muito. A cidade é calma, tranquila, limpa e suas avenidas planejadas com praças, jardins, ginásio de esportes, áreas de lazer e até vida noturna tornam a cidade num lugar ótimo para se viver.

 

FLOR DE MAIO

Deus assim a fez,
recatada, delicada.
Bela. Igual ao mês.

– Cyro Armando Catta Preta

A cidade também possui grafites maravilhosos feitos por Alex Senna, nascido em Orlândia e de grande reconhecimento pelo mundo, levando os cidadãos a buscarem novos grafites que aparecem sem aviso prévio por lá. Se não conhecer o artista, indico que leiam essa entrevista super completa sobre sua vida e obra.

conheça

A cidade carrega muita história, tanto a própria quanto do Estado e país. É incrível poder conhecer a rua do café, a estação ferroviária antiga, a igrejinha de Santa Genoveva, o hospital beneficente Santo Antônio que parece locação de seriado e se deliciar com suas ruas e avenidas que, ao olhar, são sim de uma cidadezinha pequena, mas que guardam tantos acontecimentos quanto a sabedoria de todo um povo.

Quando se anda por lá é possível notar as tantas hortas que vendem alimentos sem agrotóxico, as iniciativas de ensino como no Castelinho com o projeto Guri. Enfim, a cidade inteira respira a história de seu fundador e o desenvolvimento chega a ser bonito de se ver, porque é notável em cada ponto um desenvolvimento que chega de forma discreta.

YAY! 

Se forem até lá me contem! E aproveitem todos os lugares históricos. 🙂

Anúncios

Escrito por

♦ Brasiliense com sangue do Pará, amante de moda, culinária, cinema e música. Sonhava em ser bióloga marinha, mas vem se provando mais jornalista do que achava. Escreve menos do que sua mente produz, mas a memória deixa a desejar. Curiosa e repórter, então saiba que tudo o que disser poderá se tornar texto novo. E se a encontrar, prove seu abraço... dizem ser o melhor do mundo. ♦

2 comentários em “Dicas de Viagem – Interior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s