o mestre que me ensinou a viver música

Não sei vocês, mas chega essa semana de junho e eu só fico na sofrência porque meu mestre da música morreu no dia 25 de junho. Parece que virou obrigação relembrá-lo todas as duas últimas semanas de junho, para que ele se alegre e perceba que não foi esquecido de onde ele estiver. É engraçado isso, não? Lidar com a morte de alguém que só te deu sensações (porque eu não o conheci, pena).

Quando é algum parente, eu ficou nostálgica, me obrigando a lembrar das coisas boas com aquela pessoa… principalmente meus avó paternos. As lembranças de estar na casa deles, tomar um café na mesa da cozinha quando meu avô mergulhava o pão na xícara e derramava tudo… família é uma coisa tão linda!

Tá, daí tu me perguntas, o que tem a ver Michael Jackson com essa coisa nostálgica toda?

Ô, diário… eu dançava as coreografias dele desde muito pequena. Minha mãe me conta que colocava as músicas dele pra eu ficar quieta enquanto ela limpava a casa. Eu sinto que ele me ajudou a ter esse lado imaginário e criativo mais aflorado. Além de um ouvido muito seletivo para música. Não que os outros estilos sejam ruins, mas a percepção dele era tão foda, que ao fazer uma nova música ele trazia elementos maravilhosos que muitos esqueciam.

Por isso resolvi listar algumas coisas que mais gosto nesse cara aí que sempre foi bem discreto, só que não.

Clipes com história e ARTISTAS QUE FAZIAM SUCESSO NA ÉPOCA

Remember the time tem um dos meus clipes favoritos pela coreografia (perde pra Bad, Smooth Criminal e Thriller), mas tá ali no topo.

Ele trouxe Ed Murphy fazendo o papel de um rei maravilhoso… se fosse comparar o humor do clipe, faria isso com o Acordando o prédio do Luan Santana com o Whindersson Nunes. A historinha se destrincha, tem um romance alí (bem nada a ver, convenhamos), mas o humor do artista convidado faz toda a diferença no clipe.

Curiosidade: olhe atentamente o momento da coreografia desse clipe! Tem homem vestido de mulher para completar a “montagem de personagens”. Tem algumas outras coisas também, se prestar bastante atenção vai rir.

Coreografias, SÓ AS MELHORES

Por incrível que pareça eu AMO essa coreografia, acho a melhor depois de Smooth Criminal. (escolhi só uma para falar)

Bad tem referências de dança de rua, como tudo do Mike. A dança com passos “brutos”, precisos, retos. Mas o mais maravilhoso dessa coreô são as referências à ballet clássico! Michael faz uma transição perfeita, do ponto em que se sente a raiva -que ele sente na histórinha do clipe- ao ponto em que tem o poder em mãos (ou nos pés) quando deixa sair pelo corpo, ao tendu (uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo, afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respectivo pé, levanta-se primeiro o calcanhar e, em seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão) e adagio (passos em que se utiliza a sustentação das pernas no ar, são normalmente movimentos suaves e lentos) – Fonte: Paula Castro

Curiosidade: Sabe o clipe Love Game da Gaga? Reconhece algum passinho?

Melhores apresentações AO VIVO

Acho até injustiça pedir comparação com algum artista atual, porque Mike não usava muita coisa no palco, era ele, voz e dança. Mas me fala quem supera uma apresentação dessa nos dias de hoje? Essa é a minha apresentação ao vivo favorita dele, não só por ter o Slash solando divinamente (roqueiros me entendem), mas Dangerous traz uma coreografia PERFEITA de street dance. Vai me dizer que tu não ficas com vontade de dançar vendo isso? Porque eu fico. Inclusive já quero um look bem inspirado nesse preto e branco com “braçadeira de capitão”.

Destaque: YOU KNOW YOU WANT ME! hahaha eu queria falar isso pro crush

Curiosidade: Os dois eram amigos, inclusive o convite para apresentação dos 30 anos do MJ foi aceito cheio de elogios. “Ele é um dos maiores talentos conhecidos. Michael é eterno, clássico e proeminente”. Eu queria um amigo guitarrista desse.

Pegar músicas tão para si QUE NEM O DONO CONSEGUE CANTAR

Ben foi feita para um filme, sabemos. Mike era muito pequeno e não escrevia ainda, também sabemos. Mas os donos da música não conseguem mais cantar sua própria música por culpa do MJ.

Curiosidade: foi a primeira música solo de Michael a chegar ao topo da Billboard Hot 100, ganhou Globo de Ouro de melhor canção e foi indicado ao Oscar de melhor canção original.

Fazer história COM O PRIMEIRO CLIPE DE UM NEGRO A PASSAR NA MTV

Clássicos são chamados assim por um motivo e quem se esforça para fazê-lo tem que trabalhar muito! Os documentários que mostram tudo por trás desse clipe são os mais interessantes. MJ era um cara fascinado pela imaginação e por poder realizar o que quisesse. O legal era que ele sempre tentava levar isso também para os palcos. Tem um show que ele usou uma máscara igual à maquiagem do clipe.

Na turnê que não aconteceu, This is it, Mike estava preparando efeitos em 3D que seriam misturados a artistas pendurados a la Cirque Du Soleil. E quem dirigia tudo, era um dos maiores diretores de musicais dos EUA, Kenny Ortega. (se você é geração Disney Channel conhece bem esse nome)

Curiosidade: O look vermelho foi leiloado por U$1,8 milhão. É… muitas doletas… quem me dera ter esse lookinho, ia arrasar nos rolês.

Obviamente que eu, como uma fã louca, tenho muito mais a falar sobre esse cara aí que nem todos gostam, nem todos falam bem, mas todos respeitam. Adoraria falar por horas, mas me despeço aqui. A gente fala sobre ele numa outra oportunidade.

Para celebrar o dia do MJ, que pra mim é todo o mês de junho e agosto kkk, vou compartilhar minha playlist especial do Spotify com minhas músicas preferidas dele. Tentei não colocar as mais óbvias, então se você não conhece muitas músicas além de Billie Jean, Thriller, Beat it, Smooth Criminal, passa lá. 🙂

Anúncios

Escrito por

♦ Brasiliense com sangue do Pará, amante de moda, culinária, cinema e música. Sonhava em ser bióloga marinha, mas vem se provando mais jornalista do que achava. Escreve menos do que sua mente produz, mas a memória deixa a desejar. Curiosa e repórter, então saiba que tudo o que disser poderá se tornar texto novo. E se a encontrar, prove seu abraço... dizem ser o melhor do mundo. ♦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s