Eleições 2018: O que faz cada político?

Seguindo a ordem da Urna Eletrônica, listei pra vocês a função de cada cargo político que iremos eleger semana que vem, lembrando que em Brasília temos deputado distrital e ausência de prefeitos e vereadores. Caso você não seja de Brasília, aqui vai uma fonte que explica a atuação do deputado estadual. As fontes foram diversos jornais conhecidos e a Constituição Federal, listei todos no fim da matéria. Não esqueçam que essa ordem pode te ajudar a otimizar seu tempo de votação, leva tudo nessa ordem para não esquecer e acabar votando branco.

congresso
Congresso Nacional | Foto: Lula Marques

Deputado Federal
São 513 ao todo.
O período de mandato é de 4 anos, podendo ser reeleito e ter idade mínima de 21 anos.

Cabe ao Deputado Federal a criação, revisão e revogação das leis federais; avaliação e votação das medidas provisórias, aprovação das despesas e arrecadações previstas para o ano inteiro e fiscalização do uso desses recursos públicos, os chamados Orçamento da União (determinação sobre o limite de gastos).

Deputado Distrital
São 24 ao todo.
O período de mandato é de 4 anos, podendo ser reeleito, ter idade mínima de 21 anos e trabalha no Poder Legislativo da esfera federativa do Distrito Federal.

Acumulam as competências legislativas tanto dos municípios (vereador) quanto dos estados (dep. estadual); sugerir, criar, alterar ou eliminar uma lei, também vota a favor ou contra as propostas dos outros deputados; fiscalizam a ação do governador (gastos, arrecadações de impostos e usos com cada área: saúde, cultura, segurança, infraestrutura etc.); dever de fiscalizar a destinação dos recursos arrecadados; pode participar das decisões dos gastos do governo visando uma melhor alocação dos recursos públicos; fiscalizar os atos do Executivo, abrir e levar adiante CPIs para verificar se a Administração está cumprindo os ditames que ela mesma adotou. Como no Distrito Federal não existem municípios, o deputado distrital assume também algumas funções que seriam dos vereadores, como a de analisar a Lei Orgânica do DF e os planos diretores que ordenam o crescimento das cidades.

Senador
São 3 por estado/distrito, 81 ao todo.
O período de mantado é de 8 anos.
Trabalha no poder legislativo da esfera federativa da União e precisa ter idade mínima de 35 anos.

Integra as comissões do senado que são temporárias ou permanentes, onde se discutem problemas específicos (economia, agricultura, segurança etc) e onde há debates mais profundos sobre projetos de leis, emendas constitucionais etc; avalia e revê as propostas e projetos que já foram votados na Câmara dos Deputados; processa e julga os crimes de responsabilidade de Ministros do STF, membros do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador Geral da República e do Advogado Geral da União; avalia a escolha de pessoas que irão ocupar os cargos de Ministro do Tribunal Superior, Ministro do Tribunal de Contas, Presidentes e Diretores do Banco Central do Brasil, Procurador Geral da República, Chefes de Missão Diplomática e outros cargos que a lei determinar.

Autoriza: transações de crédito e aprovação de contas públicas; operações externas de natureza financeira de interesse da União, dos Estados e do Distrito Federal, dos Territórios e Municípios; fixa limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do DF e dos Municípios; dispõe sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, Estados, DF, Municípios e de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público Federal; dispõe sobre limites e condições para a concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno.

juriti
Palácio do Buriti | Foto: Neyvan Pecanhuk

Governador
O período de mandato é de 4 anos.
São 27 ao todo, um por estado/Distrito.

Dirige a administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos. No DF, o governador também assume funções que são cabíveis ao prefeito, já que não possui divisão geográfica por municípios.

palacio_alvorada-800x450
Palácio da Alvorada | Foto: Site Sou Brasília

Presidente
O período de mandato é de 4 anos, podendo ser reeleito uma única vez e ter idade mínima de 35 anos.

Chefe do poder Executivo e chefe de Estado (autoridade máxima) da Nação.

Nomeia e exonera os Ministros de Estado; conduz a política econômica; exerce a direção da administração federal auxiliado pelos Ministros de Estado; edita medidas provisórias com força de lei em caráter de urgência; aplica as leis aprovadas; veta projetos de lei total ou parcialmente; mantêm relações com Estados estrangeiros e indica seus representantes diplomáticos; decreta o estado de defesa e o estado de sítio; decreta e executa a intervenção federal; exerce comando supremo das Forças Armadas, nomeia Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, promove seus oficiais-generais e nomeia-os para cargos que lhes são privativos; declara guerra, no caso de agressão estrangeira, quando autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele; envia ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei e de diretrizes orçamentárias e as propostas previstas na Constituição e exerce demais atribuições previstas na Constituição.

Fontes:

Gazeta do Povo:
Ordem de votação

Politize:
Deputados Estaduais
Senador

Estudo Kids:
Deputado Federal

Câmara dos Deputados:
Deputados Estaduais e Distritais

EBC:
Deputados Estaduais e Distritais

Constituição Federal:
Artigo 52
Artigo 53

Mundo Educação:
Governador

Brasil Escola:
Presidente

Anúncios

Escrito por

Estudante de Jornalismo e brasiliense. Apaixonada por cinema, literatura, música, culinária e beleza. Com família paraense, das raízes indígenas, se criou em Brasília onde pode descobrir mais sobre o mundo e se apaixonou pela profissão que escolheu. Criou o Diário em 2014, quando decidiu manter vivas as poesias que mantinha em cadernos por anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s