Hoje é dia de 20 fatos sobre Taguatinga, cidade satélite com 60 anos (2 anos mais velha que Brasília) e considerada a capital econômica do DF, que foi porta para a “independência” de outras regiões administrativas como Ceilândia e Samambaia.
-
Para controlar as invasões constantes em terras próximas a capital, foi criada a cidade de Taguatinga com o propósito de colocar fim aos aglomerados de “invasões” que se deram na área urbana de Brasília.
-
Foi inaugurada no dia 21 de Abril de 1960.
-
É a primeira cidade satélite oficialmente criada.
-
No começo a cidade iria se chamar “Vila Sara Kubitschek”, mais depois seu nome foi alterado para “Santa Cruz de Taguatinga”, com o tempo permaneceu somente Taguatinga.
-
A palavra Taguatinga tem origem do Tupi Guarani, que significa barro branco.
-
O símbolo da cidade é uma ave branda, pois a palavra foi traduzida errada, para Ave Branca e a partir dessa tradução equivocada adotaram a ave branca como símbolo.
-
O Centro Educacional Ave Branca (CEAB) tem esse nome por este motivo.
-
O CEAB foi uma das primeiras escolas públicas de Taguatinga.
-
A bandeira de Taguatinga foi criada através de um concurso coordenado pela professora Armildes Corrêa de Brito.
-
156 pessoas participaram desse concurso.
-
A bandeira possui uma águia branca como símbolo da região, com duas cores, o azul e o branco que representam respectivamente o céu e a paz.
-
A letra no Hino regional de Taguatinga foi escrita por Francisco Bento e sua melodia e harmonia foi criada pela Maria Rosalina Xavier, no aniversário de Taguatinga no ano de 1966.
-
Taguatinga era planejada para ser construída após 10 anos da inauguração de Brasília.
-
Lúcio Costa previa essa região como cidade-dormitório para 25 mil habitantes.
-
O Núcleo Bandeirante já estava superpovoado e as invasões chegaram ao extremo, tanto que muitos foram obrigados a retornarem para suas cidades de origem.
-
E foi exatamente nas proximidades desse local, que hoje existe uma ligação entre as duas cidades que se iniciou a criação de Taguatinga.
-
Uma grande quantidade de imigrantes realizou um protesto para Juscelino Kubitschek devido aos problemas habitacionais, e logo após esse acontecimento Ernesto Silva executivo da Novacap na época, realizou a primeira distribuição de terras da região de Taguatinga.
-
Em poucos dias as pessoas receberam seus lotes com autorização para ocupação e logo foram construídas fossas, rede provisória de água, transporte e assistência média.
-
Os primeiros lotes que os moradores tiveram acesso, foram construções em madeira.
-
Alguns meses depois dos primeiros moradores terem se mudado para a cidade, já funcionavam no local, escolas, hospitais, estabelecimentos comerciais, entre outras coisas. Era o princípio do povoamento da primeira cidade satélite de Brasília.