20 fatos sobre Taguatinga

Hoje é dia de 20 fatos sobre Taguatinga, cidade satélite com 60 anos (2 anos mais velha que Brasília) e considerada a capital econômica do DF, que foi porta para a “independência” de outras regiões administrativas como Ceilândia e Samambaia.

  1. Para controlar as invasões constantes em terras próximas a capital, foi criada a cidade de Taguatinga com o propósito de colocar fim aos aglomerados de “invasões” que se deram na área urbana de Brasília.

  2. Foi inaugurada no dia 21 de Abril de 1960.

  3. É a primeira cidade satélite oficialmente criada.

  4. No começo a cidade iria se chamar “Vila Sara Kubitschek”, mais depois seu nome foi alterado para “Santa Cruz de Taguatinga”, com o tempo permaneceu somente Taguatinga.

  5. A palavra Taguatinga tem origem do Tupi Guarani, que significa barro branco.

  6. O símbolo da cidade é uma ave branda, pois a palavra foi traduzida errada, para Ave Branca e a partir dessa tradução equivocada adotaram a ave branca como símbolo.

  7. O Centro Educacional Ave Branca (CEAB) tem esse nome por este motivo.

  8. O CEAB foi uma das primeiras escolas públicas de Taguatinga.

  9. A bandeira de Taguatinga foi criada através de um concurso coordenado pela professora Armildes Corrêa de Brito.

  10. 156 pessoas participaram desse concurso.

  11. A bandeira possui uma águia branca como símbolo da região, com duas cores, o azul e o branco que representam respectivamente o céu e a paz.

  12. A letra no Hino regional de Taguatinga foi escrita por Francisco Bento e sua melodia e harmonia foi criada pela Maria Rosalina Xavier, no aniversário de Taguatinga no ano de 1966.

  13. Taguatinga era planejada para ser construída após 10 anos da inauguração de Brasília.

  14. Lúcio Costa previa essa região como cidade-dormitório para 25 mil habitantes.

  15. O Núcleo Bandeirante já estava superpovoado e as invasões chegaram ao extremo, tanto que muitos foram obrigados a retornarem para suas cidades de origem.

  16. E foi exatamente nas proximidades desse local, que hoje existe uma ligação entre as duas cidades que se iniciou a criação de Taguatinga.

  17. Uma grande quantidade de imigrantes realizou um protesto para Juscelino Kubitschek devido aos problemas habitacionais, e logo após esse acontecimento Ernesto Silva executivo da Novacap na época, realizou a primeira distribuição de terras da região de Taguatinga.

  18. Em poucos dias as pessoas receberam seus lotes com autorização para ocupação e logo foram construídas fossas, rede provisória de água, transporte e assistência média.

  19. Os primeiros lotes que os moradores tiveram acesso, foram construções em madeira.

  20. Alguns meses depois dos primeiros moradores terem se mudado para a cidade, já funcionavam no local, escolas, hospitais, estabelecimentos comerciais, entre outras coisas. Era o princípio do povoamento da primeira cidade satélite de Brasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s