O que fui fazer nas Filipinas?

Muitas pessoas me perguntam os motivos que me levaram a viajar até as Filipinas, se foi por turismo ou algum congresso da igreja, e toda vez que falo que fui para o evento chamado Genfest, todos ficam confusos e curiosos, então resolvi fazer esse post para explicar melhor.

Então eu participo do Movimento dos Focolares. É um movimento presente no mundo inteiro que surgiu como uma corrente de renovação espiritual e social, durante a Segunda Guerra Mundial, pela jovem Chiara Lubich em 1943, em Trento, Itália.

Temos como objetivo cooperar na construção de um mundo mais unido, impulsionados pela oração de Jesus ao Pai, “Que todos sejam um” (Jo 17,21), no respeito e na valorização das diversidades. Utilizamos os diálogos como método, no constante compromisso a construir pontes e relações de fraternidade entre indivíduos, povos e esferas culturais.

Genfest, é um encontro mundial dos jovens do Movimento dos Focolares, que acontece a cada 6 anos, nascido em 1973 de uma ideia de Chiara Lubich, o Genfest se afirmou no tempo como um grande festival de ideias, pensamentos e iniciativas que inspiraram milhares de jovens de culturas, etnias e religiões diferentes a mudar e orientar a própria vida na direção dos ideais da fraternidade e do mundo unido.

A última edição aconteceu em Manila (Filipinas), que reúne milhares de jovens de todo o mundo, quebrando as barreiras pessoais, sociais, políticas, culturais e religiosas, apenas para fazer a diferença no mundo.

IMG_20180628_101218475
Gabriel Ferreira Santos

O que foi o pre-genfest e o genfest pra mim?  Em poucas palavras, a melhor experiência da minha vida e eu só tenho o que agradecer.

O Genfest foi, ao mesmo tempo, festa e empenho, onde buscamos  superar as fronteiras e criar laços com outras pessoas de diferentes culturas, línguas e crenças. Passamos esses dias rindo, brincando, cantando, dançando, trocando experiências de vida e compartilhando-nos completamente um com o outro.

Com o coração completo, percebo que hoje  encontrei o paraíso em cada um que tive a oportunidade de conhecer e pude me conectar nessa viagem.  Agora estou pronto para seguir em frente, pronto para dar mais um passo nessa caminhada e pronto para não deixar nenhuma barreira me impedir de amar ou de por um mundo unido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s