Sobre o engano que pode ser amar alguém

Sabe quando você conhece alguém muito incrível que parece ser diferente de todos o que já passaram pela sua vida? Quando os gostos dele são novos pra você, que estava acostumada a encontrar um estereótipo muito marcante e essa surpresa te fascina?

Isso nem sempre é sinônimo de história que dará certo.

Nós costumamos criar altas expectativas, nos iludimos involuntariamente por acreditar em falsas promessas e mundo novo. Mas não é porque alguém novo e diferente do que está acostumada que a sua vida amorosa com ele vai ser totalmente diferente.

É engraçado quando isso acontece, né? Você jura que a os novos programas serão tão divertidos que se pergunta por que nunca pensou naquilo antes.

Só que esquecemos da nossa individualidade, das nossas preferências. Se a ilusão é porque você acha ter encontrado tua alma gêmea por causa dos gostos parecidos, suas expectativas são de que aquela pessoa nova pense exatamente com você e dane-se as diferenças, porque não existirão. Se a ilusão é por achar ter encontrado uma pessoa com gostos totalmente diferentes, porém agradáveis e interessantes, você jura que uma mudança na sua vida (para acompanhá-lo em tudo) será excelente.

Mas onde fica a atenção consigo mesma?

É pelo nosso amor próprio que o amor nos seduz.
Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que perdemos e nos dá o que não temos?

Sébastien-Roch Chamfort

Se conhecer é a base para conseguir estar num relacionamento saudável. Quando me pergunto o milagre de casamentos longos, tipo meus bisavós que chegaram aos 72 anos, percebo que conhecer-se é o principal.

Quando você sabe que é capaz de tudo e o que esse tudo significa, nem que seja uma leve suspeita, você não cobra muito de si. E quando você não pode cobrar nem de si, vai cobrar do outro com que direito?

Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.

Oscar Wilde

Eu acredito que a magia do amor não está no desespero pelo próximo encontro, pela sede de trocar calor pelos corpos ou pela vontade de estar junto 24 horas por dia, sete dias da semana. Pra mim, hoje, essa mágica está muito mais presente no conhecer-se. O que o outro me proporciona de conhecimento sobre mim sem que isso o assuste, aceitando os defeitos e sendo paciente na longa caminhada necessária para melhorá-los.

Amor sempre foi algo muito romantizado pra mim. Eu sempre liguei amor a um cochilo com a cabeça no peito dele ao som de algum jazz. Só que isso nunca aconteceu! kkk

Cenas de filmes estão apenas em filmes, isso não quer dizer que você nunca viverá uma ou mais histórias que dariam belos longa metragens.

A percepção de que não precisamos de ninguém além da nossa sanidade para sermos felizes não nasce conosco, é preciso trabalho árduo, diário, cansativo, mas recompensador. Não coloque essa carga em alguém que é livre para ir a qualquer momento.

Aliás, essa possibilidade existe sempre, nenhuma pessoa lhe dá garantias de que estará eternamente contigo, afinal nascemos sós, morreremos sós. Infelizmente.

Mas a solidão não deve ser tão temida como normalmente é, costumamos fugir “como o diabo foge da cruz” de nós mesmos porque não nos achamos suficientes. Quando percebemos que somos tão interessantes quanto os outros, parece que perdemos tanto tempo preocupados em estar sempre dando atenção ou pensando em tantos alguéns, passageiros, que não nos trazem nada além de satisfação.

Amar a si mesmo é na realidade a decisão menos egoísta que se pode ter, pois o único bem verdadeiro é ser amado, e a forma eficaz de se conquistar isso não é fazendo o bem apenas a si mesmo.

NeoqJav

Tente não pensar apenas em outras pessoas, outros gostos, outros amores. Foque no que realmente é importante pra ti que as outras coisas vão se encaixando, mas nunca deixe de crescer com o que aprendes no caminho. A vida é muito curta pra gente esquecer de si próprio.

Anúncios

Escrito por

♦ Brasiliense com sangue do Pará, amante de moda, culinária, cinema e música. Sonhava em ser bióloga marinha, mas vem se provando mais jornalista do que achava. Escreve menos do que sua mente produz, mas a memória deixa a desejar. Curiosa e repórter, então saiba que tudo o que disser poderá se tornar texto novo. E se a encontrar, prove seu abraço... dizem ser o melhor do mundo. ♦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s