É sempre assim, né?

É sempre assim, né?

“Não sou homofóbico, tenho um primo que é gay”

“Não sou racista, meu avô era negro”

“Não sou machista, tenho irmã e mãe”

“Foi só uma piada, não precisa desse drama todo”

“Não tive intenção de machucar ninguém”

Alguns comentários não precisam ter intenção de machucar para machucar. Toda vez que um comentário carregado de preconceito é dito leva junto todos os outros ouvido pela pessoa agredida.

Se TEM intenção ou NÃO o preconceito machuca e mata todos os dias

Confesso que estou sem paciência com a galera que faz comentários “leves” e em tom de “piadas” e quando alguém diz que esse comentário foi violento, diz que não foi nada demais e que não precisa desse auê todo. Isso só mostra o tipo de pessoa que você é, sem um pingo de empatia com a dor do outro.

Não existe mimimimi, vírgula ou mas para justificar o que foi dito. Isso é uma forma de diminuir e silenciar a dor de pessoas que são humilhadas e mortas por anos.

Se você fizer algum comentário que acredita ser inofensivo e alguém te avisa que não é, PARE, OUÇA E ENTENDA. O mínimo que você deve fazer é ouvir, reavaliar o seu comportamento, pedir desculpa e não reproduzir esse tipo de violência novamente.

A questão toda não é se a pessoa é legal ou de bom coração. A questão é se colocar ou não no lugar de quem escuta e tenta entender a agressão. A questão é sobre entender a dor do outro. É sobre reconhecer o erro e sobre reconhecer vozes diferentes da sua.

Acredito que todos nós, em algum momento de nossas vidas, já reproduzimos comportamentos preconceituosos, já que desde cedo somos ensinados a reproduzi-los. Mas no momento que percebemos que essas atitudes não são “piadas” e muito menos “comentários leves”, tem que existir uma reavaliação do comportamento e não reproduzi-lo novamente.

E antes de tentar se justificar (algo que ninguém quer que você faça porque não existe justificativa), peça PERDÃO – e não desculpa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s