Brasília, minha segunda casa

No primeiro instante, o desconhecido nos causa medo. Sair do norte do país e chegar ao centro-oeste não foi uma tarefa fácil. Nos primeiros dias da nova moradia, a cidade foi revelando seus encantos aos meus olhos, como a Torre de TV, a Catedral Metropolitana, a famosa Ponte JK e, obviamente, o céu fabuloso com cores que contrastam de modo fascinante.

A razão de sair do Pará, a terra do açaí, para me aventurar na Capital Federal, foram motivos pessoais e o sonho de concluir a graduação em jornalismo. Essa mudança me trouxe experiências fantásticas. A cidade respira política, diálogos, encontros, prosas e muito rock n’roll.

Foto: Cássio Miranda / Arquivo pessoal

Os dias foram passando. Brasília se apresentou cheia de cores, raças, credos e uma diversidade de dialetos regionais convivendo juntos (você precisa ir e comprovar). A Capital tem o nordestino que fala “oxente”, o mineiro fala “trem”, e eu era um dos paraenses com seu “égua”. Brasília é uma verdadeira alegria cultural viva.

Em pormenores, o sonho da formatura foi conquistado. Fiz vários amigos e registrei vários momentos por onde passei. Percebi que Brasíllia é arte, é modernidade, é arquitetura, Plano Piloto, Asa Sul e Asa Norte, é entrequadras (confesso demorei um pouco a entender) é cidade satélite.

Foto: Edmundo Estrela

Tenho saudades da minha segunda casa! Aquele mar de gente correndo para não perder o ônibus ou metrô. O ar seco, as manhãs frias. A época dos ipês que colorem as ruas. Os diálogos sociais com mestres, doutores e artistas que aguçavam minha criticidade, me faziam pensar de modo consciente, como eleitor-cidadão, almejando um país melhor.

Brasília é sonho. É casa. É a minha segunda casa.

Viva Brasília! Feliz 61 anos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s