#ContaGabs: Eu não quero voltar sozinho

O #ContaGabs dessa semana traz dica de um curta metragem brasileiro, intitulado “Eu não quero voltar sozinho”, dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro. Lançado no ano de 2010, o curta possui 17 minutos de duração e deu origem ao filme Hoje eu quero voltar sozinho, que conta com os atores Guilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim em seu elenco.

O curta retrata a história do jovem Leonardo, cego desde seu nascimento, e que ao se perceber em um romance, se conhece melhor. A narrativa traz alguns tabus que são plano de fundo para discussões de sexualidade e deficiência visual. O curta retrata um pouco da história dos personagens Leonardo, Gabriel e Giovana.

Divulgação

Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo, Gabriel.

O diretor é bastante cuidadoso e utiliza elementos produtivos nas diferentes línguas para ambientar o telespectador. Os elementos textuais que aparecem no início do curta como apoio, produção e título da obra aparecem em braile, permanecendo pouco tempo na tela. Em alguns segundos o visual em braile sofre uma suave transição para o alfabeto tradicional.

Ademais, Daniel Ribeiro não foca nas dificuldades que Léo tem de viver em sociedade por conta de sua deficiência e nem nos conflitos internos que essa limitação traz para a sua vida. Ele traz uma certa naturalização, algo que o telespectador pode sentir ao assistir ao curta. Talvez isso ocorra devido a amarração de cenas que descrevem de maneira delicada a história e as ações do cotidiano, trazendo conforto e realismo.

Você pode assistir ao curta abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s