Como ajudar artistas independentes?

A crise ocasionada pelo covid-19 atingiu a todos. Muitos têm passado por momentos difíceis durante a pandemia, principalmente a classe artística. Os eventos culturais de grande porte foram adiados ou até mesmo cancelados. E esses eventos acabam movimentando a economia local onde são realizados. Hoje, muitos desses estão sem trabalho, sem dinheiro e muitos têm se reinventado no mercado ou até mesmo mudado de profissão para poder sobreviver.

Para aqueles que se reinventam no mercado e utilizam as mídias sociais como principal meio de divulgação de seu trabalho, ficam a espera de reconhecimento e de futuros clientes. E mesmo com toda a dificuldade que a classe artística está passando, quando a pandemia acabar, haverá uma procura muito grande por eventos artísticos e culturais.

As pessoas estão com muita vontade de sair de suas casas e se divertirem com seus amigos, colegas e familiares. Enquanto a pandemia não acaba e eventos culturais não são liberados você pode ajudar aquele seu amigo artista a crescer e a ganhar dinheiro. Quer saber como? Nós listamos para você.

1- O acompanhe nas redes sociais

2- Compartilhe o trabalho dele. O alcance social (exposição) é tudo para um artista. Se você não pode ajudar financeiramente, então compartilhe o trabalho dele com seus amigos, isso pode ajudá-lo a ser reconhecido e conseguir trabalhos.

3- Comente! (evite dar apenas curtidas). Claro que curtidas são ótimas e ajuda muito em relação ao engajamento nas redes sociais. No entanto, se você puder se expressar e comentar o que achou do trabalho a ferramenta entende que o conteúdo é tão relevante que mereceu o seu comentário. Esse pequeno ato significa muito para um artista, mostra que você tirou um tempinho para apreciar a arte dele além de ajudar a ferramenta a indicar para mais pessoas.

4- Visite locais onde a arte vive. Sempre que possível vá a um show de alguma banda independente, a peças teatrais, a festivais e feiras para conhecer artistas de sua cidade. A gente garante que algumas horinhas da sua semana dedicadas à arte te farão muito bem.

5- Compre arte. Pode ser uma ilustração, um caderno de desenho que você pode usar para recados. Você pode comprar um brinco, pulseira, anel, roupa customizada, adesivo, caneta ou camiseta daquele produtor de conteúdo. Todo tipo de arte que puder aproveitar no seu dia a dia.

Como diz Fernando Pessoa, “a arte existe porque a vida é insuficiente”. Então se encha de arte. Ela melhora seu dia.

Deixe uma resposta