#ContaGabs: Pro dia nascer feliz

Espetáculo inspirado na vida de Cazuza que marcou Brasília, e eu

Uma saudade que tenho é ir em apresentações, musicais e teatrais. E eu posso dizer com todas as palavras que no dia 28 de junho de 2015 aconteceu uma das melhores apresentações que já assistir, o musical Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, que é baseada na vida e nas canções de um dos melhores artistas que o Brasil já viu.

Arquivo

O poeta, cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, tinha como lema a frase “vida louca, vida, vida breve” e foi exatamente o que aconteceu. Ele viveu intensamente e sem se preocupar com o amanhã, ou com a opinião dos outros. Vivia apenas o presente. Cazuza ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, banda de rock brasileira criada em 1981 no Rio de Janeiro, e que em 2013 encerrou suas atividades.

Cazuza sempre teve contato com a música, por ser filho de um produtor fonográfico. Viveu em ambiente musical desde pequeno. Além disso, era conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado que era bissexual e soropositivo em entrevistas. Com a descoberta da doença, Cazuza e sua família começaram a busca pela cura e com isso viajavam bastante para Boston, para realizar um tratamento.

No entanto, aos 32 anos de idade, em 7 de julho de 1990, Cazuza morreu.

No enterro, amigos, parentes, fãs e ex-companheiros de banda estavam presentes. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou cerca de 126 canções gravadas, sendo 78 inéditas e 34 para outros cantores.

Arquivo

O espetáculo Pro Dia Nascer Feliz aconteceu perto do Museu Nacional e contou com mais de 3 mil espectadores. Uma mega estrutura e a ótima sintonia entre os atores, trazendo mais emoção e paixão ao musical, emanaram o lema do artista. Era lindo ver o público emocionado e cantando todas as músicas.

O bom de espetáculos ao ar livre é que podemos ter experiências novas, além de poder exaltar a nossa cultura. O Ministério da Cultura, juntamente com a Rede, estão de parabéns por essa parceria e por trazer um espetáculo como este. A gente aguarda muitos a vir.

Deixe uma resposta